Educação - Adolfo-SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Franciele Amanda Lopes
Mensagens : 117
Data de inscrição : 17/04/2020

6°Atividade de Redação - Trabalho Empty 6°Atividade de Redação - Trabalho

Sex Abr 09, 2021 10:55 am
ENSINO FUNDAMENTAL II   -   ADOLFO/SP NOTA
DISCIPLINA: Redação                          TRABALHO
PROFESSOR: Franciele
ALUNO:____________________________________________________ Nº______________
DATA:________________________________________ TURMA:
9°A

Data de entrega: 23/04/2021

Existem três tipos de narrador:
Narrador-personagem:
Normalmente é o protagonista. Ele narra a própria história em 1ª pessoa. Um bom exemplo são aquelas narrativas que começam com um “Meu nome é Fulano e eu nasci em uma família de mercadores em tal lugar.”

Narrador-observador:
Por acaso você têm o costume de narrar às histórias que você está lendo? Bom, imagine que você tem esse costume, mas o autor já imaginou isso e criou um personagem invisível que não pode interferir na narrativa e você enxerga a história através dos olhos desse personagem.
Ele narra os acontecimentos em 3ª pessoa como alguém que está observando tudo que acontece, mas não sabe de nada além daquilo que vê e não pode fazer nada pra mudar o que está acontecendo.

Narrador-onisciente:
Esse é como se fosse um Deus dentro daquele mundo que conversa com você que está acompanhando a história. Sempre que necessário ele te fala tudo sobre o que está acontecendo naquele momento.
Ele sabe tudo sobre todos os personagens e sobre todos os elementos daquele mundo. É como se o próprio autor daquela narrativa estivesse se inserindo dentro da história apenas como uma voz que tudo sabe, justamente porque ele que criou tudo ali, então é natural entender como tudo funciona.

Imagine o seguinte enredo:
 

Dois jovens, viciados em computador, conhecem-se numa sala de bate-papo da internet. Durante meses, eles conversam, trocam ideias, compartilham problemas e sentimentos.
Um dia, a garota recebe a seguinte mensagem:
Heloísa,
As coisas estão se tornando difíceis para mim. Não vou escrever de novo para você. Nosso relacionamento está ficando intenso demais, real demais, e acho que você não existe. Eu inventei você, nossas conversas, seu endereço. Eu me sentia só, queria ardentemente uma amiga, mas perdi o controle. Acho que estou apaixonado por você. Antes que essa loucura acabe comigo, adeus.
Abelardo
Prontamente, a garota responde:
Abelardo, tolinho
Você não pode me transformar num fantasma porque está com medo. Um poeta não dispensa sua musa por capricho. Se você não vier me encontrar, eu irei até você.
Heloísa
Fonte: Cereja e Magalhães (2000, p. 50).

Com base no enredo das personagens acima e considerando as características do gênero narrativo, crie um texto narrativo tematizando o encontro ou o desencontro entre as personagens. Construa o tempo e o espaço em que os fatos ocorrem. Não se esqueça de construir o tempo e o lugar em que os fatos ocorrem. Se quiser, introduza novas personagens. O narrador pode ser observador ou personagem. Se adotar o narrador-personagem, escolha o ponto de vista: narre sua história sob a ótica de Abelardo ou sob a de Heloísa.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos