Educação - Adolfo-SP
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Waldemar
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Atividades de Geografia - Revisão do bimestre Empty Atividades de Geografia - Revisão do bimestre

Qua maio 12, 2021 12:36 pm
E.M. Profª Ruth dos Reis  - Ensino Fundamental II - Adolfo/SP
ATIVIDADES - Revisão
Disciplina: Geografia      Waldemar Oliveira da Silva NOTA
Nome:                                       Nº           Postado //2021    
9º  Ano      (   ) A      (   ) B      (   ) C                   1º BIM

1) Processo marcado com o final da Guerra Fria (confronto ideológico e indireto de EUA - Estados Unidos da América liderança capitalista e URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas liderança socialista), onde o capitalismo dos EUA predomina, também é marcado pelo avanço técnico científico e informacional e pelo processo de globalização. Estamos referindo:
a-(     ) Bipolaridade                                                        
b-(     ) Multipolaridade                                                  
c- (    ) Mundiabilidade
d- (   ) Tripolaridade

2) Leia o texto a seguir e depois responda as questões
A Doutrina Bush e “A Síndrome do 11 de setembro”
Após o ano de 2001, uma data ganhou a condição de síndrome mundial: o 11 de setembro. O desabamento das torres gêmeas e o ataque ao Pentágono demonstraram-se como um acontecimento excepcional e altamente revelador. A partir dele, abriram-se as comportas para a interpretação do jogo geopolítico, das relações de poder e dos processos de dominação em escala mundial. Após estes seis anos, com a dissipação da poeira da História, é possível compreender melhor as razões e os propósitos que justificam a escalada do terror e as novas cartadas em jogo no sistema internacional.
A Doutrina Bush é a Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, encaminhada pelo presidente George W. Bush ao Congresso em setembro de 2002, sob o impacto dos atentados de 11 de setembro de 2001, e revista no segundo mandato, em março de 2006. Trata-se, de fato, de uma articulação de direita que, desde 1970, tenta impor suas ideias para mudar os rumos da política externa americana, com o intuito de criar as condições para um novo Oriente Médio, no qual os EUA teriam influências diretas.
Logo após os ataques de 11 de setembro, análises conservadoras apontavam que os futuros conflitos adviriam de um choque entre o Ocidente, judaico-cristão, e o Oriente, islâmico e multifacetado, o que configurava a adoção de uma postura maniqueísta do Bem contra o Mal. O alvo da Doutrina Bush não se resume, apenas, a combater o terrorismo islâmico. Ela nada mais é do que o início da aplicação da teoria dos falcões, ou seja, do novo imperialismo alinhado com Israel. Após o bárbaro ataques às torres gêmeas e ao Pentágono, a sociedade americana, antes relutante em apoiar projetos de intervenção direta, passou a endossar as medidas de exceção.
A Doutrina Bush, ao criar o “eixo do mal”, criou também as condições para perpetuar o que o escritor Demétrio Magnoli denomina “época de barbárie”, ou seja, não é uma declaração de guerra a um Estado, mas ao terror, e este é difuso e não tem residência fixa.
Cabe, sem dúvida, uma reflexão acerca do conceito de terrorismo. Teoricamente considera-se terrorismo “o uso da violência sistemática, com objetivos políticos, contra civis ou alvos militares que não estejam em operação de guerra”. Como explicar, porém, ações de Estado como os ataques a Hiroshima e Nagasaki, ao final de II Guerra Mundial, e as ações israelenses nos territórios palestinos e agora no Sul do Líbano? Há que se estabelecer uma nova classificação de terrorismo o de Estado. E é por meio dele que as potências militares sustentam a tese de que a melhor defesa é o ataque.
a) O que é Doutrina Bush?
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b) Qual a relação entre a Doutrina Bush e o 11 de setembro?
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c) Segundo o autor, qual é a melhor definição do conceito terrorismo?
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3)  Assinale a alternativa que melhor define a Guerra Fria.
a-(   ) Política de “paz armada”, desenvolvida pelas potências internacionais no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, da qual resultaram tratados de alianças como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
b-(   ) Estado de tensão permanente entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco socialista, liderado pela União Soviética, resultante da disputa entre essas duas potências por uma posição hegemônica no contexto internacional, no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
c-(   ) Tensão militar ocorrida entre Inglaterra e Alemanha, no final do século XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comércio do Mar do Norte.
d-(   ) Estratégia desenvolvida pelos Estados Unidos, no âmbito de sua política internacional, visando conter a expansão imperialista da União Soviética, nação que emergiu da Segunda Guerra Mundial como a maior potência econômica e militar do mundo.
e-(   ) Choque ocorrido entre os países industrializados europeus entre o final do século XIX e o início do século XX, em razão da disputa por colônias na África e na Ásia.

4) No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião:
George Bush:
Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden:
Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foi morto no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
Pode-se afirmar que:
a-(   ) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
b-(  ) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
c-(  ) ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
d-(  ) ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
e-(  ) ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.

5) A partir da leitura do texto responda.
A Guerra Fria foi à tensão entre o mundo capitalista e o socialista, iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e que não se limitou ao confronto ideológico e às ações de caráter bélico. O confronto denominado Guerra Fria manifestou-se de diversas formas: na corrida espacial, nos modelos de desenvolvimento econômico e social e no acesso da população a bens de consumo.
Durante a Guerra Fria, em ambos os lados, houve perseguição política a artistas e intelectuais que questionavam ou eram suspeitos de criticar os governos de seus países. No imaginário do Ocidente, os EUA se projetavam como tendo o padrão de consumo desejado, sedutoramente apresentado ao mundo através dos filmes de Hollywood. Além disso, ostentavam enorme poderio econômico e bélico, expresso em seu papel de agente financiador da reconstrução e do desenvolvimento do mundo capitalista e no avanço e produção de artefatos atômicos.
Já a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que teve de fazer um enorme esforço de reconstrução pós-guerra, destacava-se por apresentar políticas de pleno emprego, ampliação de programas sociais e um projeto de sociedade igualitária.
Essa rivalidade entre as potências resultou em incidentes diplomáticos e militares, colocando o mundo em situação de alerta e temor. O ponto culminante foi quando, em 1962, o governo de Cuba autorizou a instalação de mísseis soviéticos em seu território. Após um período dramático da negociação, em que os dois países fizeram concessões mútuas, a União Soviética desmantelou suas bases em Cuba. Essa rivalidade entre as duas potências se transformou em outros tipos de tensões após a queda do muro de Berlim e da implosão do mundo soviético no início da década de 90 do século passado.

a) Explique o que foi a Guerra Fria.
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b) Descreva os principais incidentes diplomáticos e militares ocorridos durante a Guerra Fria.
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6)“O terrorismo é o grande assunto do momento. Ele afetou as bolsas de valores e as perspectivas decrescimento das economias, a começar pela norte-americana - a mais poderosa do globo - e vem suscitando uma série de discussões sobre como evitá-lo, com algumas propostas que, se adotadas, vão certamente alterar algumas de nossas rotinas do dia a dia. E a ordenação geopolítica mundial começa a sofrer significativas modificações em função do desenrolar dos acontecimentos, em especial da luta contra o terrorismo”.
O terrorismo, assim, é uma ação desesperada e violenta, feita por grupos (ou eventualmente por um indivíduo) que almejam determinados ideais. De acordo com as alternativas abaixo, assinale qual NÃO corresponde aos ideais terroristas.
a-( ) Mudar alguma coisa na vida política e social, derrubar um regime, lutar contra uma potência  colonialista ou imperialista.
b-(  ) Lutar pela união dos povos, com objetivos de liberdade mundial, evitando atingir inocentes.
c-(  ) Alterar radicalmente os valores de uma sociedade.
d-(  ) Alcançar uma independência nacional ou controlar um território.
e-(  ) Semear o pânico, desestabilizar as instituições e com isso suscitar mudanças radicais.

7) Leia o texto a seguir e responda:
A ONU foi criada em 1945, na Conferência de São Francisco, por representantes de 51 países, que buscavam garantir a paz entre os povos e estabelecer um sistema de segurança coletiva. Atualmente, 192 países fazem parte da organização. A Assembleia Geral e o Conselho de Segurança são os órgãos deliberativos das Nações Unidas.
Atualmente, o Sistema das Nações Unidas é composto por agências, fundos e programas especializados que trabalham em áreas diversas, como saúde, trabalho, agricultura, educação e meio ambiente. Algumas das mais importantes são:
OMS – Organização Mundial da Saúde, que propõe e discute novas práticas de erradicação de doenças e de promoção da saúde;
OIT – Organização Internacional do Trabalho, que elabora regras internacionais para assegurar os direitos do trabalhador e para combater todas as formas de trabalho escravo;
FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, que desenvolve programas de combate à fome e de incremento da produtividade agrícola e pecuária;
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que elabora programas de educação e cultura e estimula a cooperação científica internacional;
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, que atua em programas de saúde e de bem-estar das crianças;
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que busca combater a pobreza e promover o desenvolvimento;
PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável pela proteção do meio ambiente, cujo objetivo é capacitar nações e povos a aumentar sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações.
a) O que estabelecia a ONU? Explique.
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b) O que representam a UNESCO, a FAO e a OMS.
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c) O que representam a UNICEF, a OIT e o PNUMA.
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Cool As novas ideias divulgadas pela Glasnost e pela Perestroika transformaram significativamente as relações entre países componentes do então bloco soviético e as relações internacionais no mundo atual. Acerca desses acontecimentos, julgue (V) de verdadeiro ou (F) de falso nos itens a seguir.
(   ) O grande desenvolvimento tecnológico da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um dos principais motivos das reformas que ocorreram no plano econômico com a Perestroika.
(  ) A dinâmica das reformas políticas e econômicas do período Gorbachev na URSS favoreceram a reestruturação externa em busca do desarmamento.
(  ) A economia de mercado que se instalou após a queda do bloco socialista provocou rápido desenvolvimento industrial, aumento do mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida, principalmente da população russa.
(   ) Uma conquista importante para as ex-repúblicas soviéticas que se tornaram independentes foi a eleição de seus presidentes pelo voto popular.

9) Diferencie os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.
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Consultar na apostila e nos vídeos do Fórum, entregar na próxima segunda-feira.
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