- Prof Rejane
Língua Portuguesa- Frase, oração e período.
Ter maio 05, 2020 2:33 pm
APOSTILA DO PRIMEIRO BIMESTRE - PÁGINAS 35, 36, 37 E 38
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Frase
É todo enunciado que tem sentido completo. A frase pode ou não ter verbo.
Quando não tem, denomina -se FRASE NOMINAL.
“Eta, vida besta, meu Deus.” (Carlos Drummond de Andrade)
Fogo!
Atenção!
Embora as frases nominais não tenham verbo, conseguem comunicar ideias
completas, pois pressupõem a presença de verbos ocultos subentendidos. Equivalem a:
Meu Deus, como essa vida é besta.
Está pegando fogo!
Oração
É todo enunciado que contenha verbo:
Todos querem..
Não sei, não.
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.” (Machado de Assis)
Período
É todo enunciado que possui verbo (oração) e sentido completo (frase), ou seja, é uma frase com verbo, ou uma oração com sentido completo.
Pode ter uma ou mais orações. Deve terminar por ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou por reticências.
Se tem uma só oração, é período simples; duas ou mais orações, período composto:
■ Período simples: “O sertanejo é antes de tudo um forte.” (Euclides da Cunha)
■ Período composto: Chegou de mansinho, bateu, entrou e sentou -se calado.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
AGORA, QUE VOCÊ JÁ VIU O VÍDEO, ABRA A APOSTILA DO 1º BIMESTRE NA PÁGINA 35, "REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA", LEIA E RESPONDA AS ATIVIDADES NA PRÓPRIA APOSTILA, É UMA FORMA DE FIXAR BEM O CONTEÚDO. SE TIVER DIFICULDADE, ASSISTA NOVAMENTE O VÍDEO, MAS ACREDITO QUE NÃO HAVERÁ DIFICULDADE, POIS PARTE DESTE CONTEÚDO JÁ FOI ESTUDADO NOS ANOS ANTERIORES (FRASE E ORAÇÃO, LEMBRAM?).
RESPONDAM AS QUESTÕES NA APOSTILA. ESCLAREÇO QUE, QUANDO AS ATIVIDADES PRESENCIAIS VOLTAREM, EU VISTAREI A ATIVIDADE NA APOSTILA.
FAÇA, PORTANTO AS ATIVIDADES DAS PÁGINA 35, 36, 37 e 38 até o item g.
SEGUE ABAIXO ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ O DIA 15 DE MAIO NA ESCOLA ENTRE 10:00 E 16:00 HORAS
https://drive.google.com/open?id=1rL5aRh3pS_6Dtfc0FeUJch3ad7vsc-c4
OBSERVAÇÃO: SE NÃO CONSEGUIR IMPRIMIR, RESPONDA NUMA FOLHA SEPARADA, QUE CONTENHA SEU NOME, NÚMERO ,SÉRIE, DISCIPLINA E NOME DA PROFESSORA, COLOCANDO EM ORDEM O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA.
SE TIVER ALGUMA DIFICULDADE OU DÚVIDA, POSTA NO GRUPO DE PORTUGUÊS (9ºA) NO WHATSAPP. ASSIM QUE POSSÍVEL, RESPONDEREI!
BEIJOS..
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Frase
É todo enunciado que tem sentido completo. A frase pode ou não ter verbo.
Quando não tem, denomina -se FRASE NOMINAL.
“Eta, vida besta, meu Deus.” (Carlos Drummond de Andrade)
Fogo!
Atenção!
Embora as frases nominais não tenham verbo, conseguem comunicar ideias
completas, pois pressupõem a presença de verbos ocultos subentendidos. Equivalem a:
Meu Deus, como essa vida é besta.
Está pegando fogo!
Oração
É todo enunciado que contenha verbo:
Todos querem..
Não sei, não.
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.” (Machado de Assis)
Período
É todo enunciado que possui verbo (oração) e sentido completo (frase), ou seja, é uma frase com verbo, ou uma oração com sentido completo.
Pode ter uma ou mais orações. Deve terminar por ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou por reticências.
Se tem uma só oração, é período simples; duas ou mais orações, período composto:
■ Período simples: “O sertanejo é antes de tudo um forte.” (Euclides da Cunha)
■ Período composto: Chegou de mansinho, bateu, entrou e sentou -se calado.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
AGORA, QUE VOCÊ JÁ VIU O VÍDEO, ABRA A APOSTILA DO 1º BIMESTRE NA PÁGINA 35, "REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA", LEIA E RESPONDA AS ATIVIDADES NA PRÓPRIA APOSTILA, É UMA FORMA DE FIXAR BEM O CONTEÚDO. SE TIVER DIFICULDADE, ASSISTA NOVAMENTE O VÍDEO, MAS ACREDITO QUE NÃO HAVERÁ DIFICULDADE, POIS PARTE DESTE CONTEÚDO JÁ FOI ESTUDADO NOS ANOS ANTERIORES (FRASE E ORAÇÃO, LEMBRAM?).
RESPONDAM AS QUESTÕES NA APOSTILA. ESCLAREÇO QUE, QUANDO AS ATIVIDADES PRESENCIAIS VOLTAREM, EU VISTAREI A ATIVIDADE NA APOSTILA.
FAÇA, PORTANTO AS ATIVIDADES DAS PÁGINA 35, 36, 37 e 38 até o item g.
SEGUE ABAIXO ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ O DIA 15 DE MAIO NA ESCOLA ENTRE 10:00 E 16:00 HORAS
https://drive.google.com/open?id=1rL5aRh3pS_6Dtfc0FeUJch3ad7vsc-c4
OBSERVAÇÃO: SE NÃO CONSEGUIR IMPRIMIR, RESPONDA NUMA FOLHA SEPARADA, QUE CONTENHA SEU NOME, NÚMERO ,SÉRIE, DISCIPLINA E NOME DA PROFESSORA, COLOCANDO EM ORDEM O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA.
SE TIVER ALGUMA DIFICULDADE OU DÚVIDA, POSTA NO GRUPO DE PORTUGUÊS (9ºA) NO WHATSAPP. ASSIM QUE POSSÍVEL, RESPONDEREI!
BEIJOS..
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos