- Gilsileni Feltrin
6ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - TRABALHO
Seg Abr 12, 2021 10:03 pm
Olá, meus queridos. Segue a atividade para nota, fazer e tirar uma foto e me enviar no grupo. Logo abaixo tem uma breve explicação sobre os conteúdos, e você poderá encontrar na apostila na página 19,20 e 21. ( Reflexão sobre o uso da língua). Bons estudos.
Data de entrega: 20/04/2021 Link da atividade1. Substantivo
Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, tais como: Ana, Brasil, beleza.Exemplos de frases com substantivo:
- A Ana é super inteligente.
- O Brasil é lindo.
- A tua beleza me encanta.
Há vários tipos de substantivos: comum, próprio, concreto, abstrato, coletivo.
2. Adjetivo
Adjetivo é a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos, tais como: feliz, superinteressante, amável.Exemplos de frases com adjetivo:
- A criança ficou feliz.
- O artigo ficou superinteressante.
- Sempre foi amável comigo.
3. Artigo
Artigo é a palavra que antecede o substantivo, tais como: o, as, uns, uma.Exemplos de frases com artigo:
- O menino saiu.
- As meninas saíram.
- Uns constroem, outros destroem.
- Uma chance é o que preciso.
Os artigos são classificados em: definidos e indefinidos.
4. Numeral
Numeral é a palavra que indica a posição ou o número de elementos, tais como: um, primeiro, dezenas.Exemplos de frases com numeral:
- Um pastel, por favor!
- Primeiro as damas.
- Dezenas de pessoas estiveram presentes.
Os numerais são classificados em: cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e coletivos.
5- Infinitivo
O Infinitivo é uma das três formas nominais do Português, as outras são o Particípio e o Gerúndio. As formas nominais são aplicadas em verbos, mas podem atuar como nome em certos contextos, por isso são chamadas assim. Elas não pertencem a nenhum tempo (passado, presente, futuro) ou modo verbal (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo).
A sua principal característica são os sufixos (terminações), que indicam as três conjugações verbais:
- 1ª conjugação: verbos terminados em “AR”
- 2ª conjugação: verbos terminados em “ER”
- 3ª conjugação: verbos terminados em “IR”
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos