Educação - Adolfo-SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Gilsileni Feltrin
Mensagens : 96
Data de inscrição : 07/04/2020

6ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - TRABALHO  Empty 6ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - TRABALHO

Seg Abr 12, 2021 10:03 pm

Olá, meus queridos. Segue a atividade para nota, fazer e tirar uma foto e me enviar no grupo.  Logo abaixo tem uma breve explicação sobre os conteúdos, e você poderá encontrar na apostila na página 19,20 e 21. ( Reflexão sobre o uso da língua). Bons estudos. 

Data de entrega: 20/04/2021  Link da atividade


1. Substantivo

Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, tais como: Ana, Brasil, beleza.
Exemplos de frases com substantivo:

  • A Ana é super inteligente.
  • O Brasil é lindo.
  • A tua beleza me encanta.

Há vários tipos de substantivos: comum, próprio, concreto, abstrato, coletivo.


2. Adjetivo

Adjetivo é a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos, tais como: feliz, superinteressante, amável.
Exemplos de frases com adjetivo:

  • A criança ficou feliz.
  • O artigo ficou superinteressante.
  • Sempre foi amável comigo.     



3. Artigo

Artigo é a palavra que antecede o substantivo, tais como: o, as, uns, uma.
Exemplos de frases com artigo:

  • O menino saiu.
  • As meninas saíram.
  • Uns constroem, outros destroem.
  • Uma chance é o que preciso.

Os artigos são classificados em: definidos e indefinidos.


4. Numeral

Numeral é a palavra que indica a posição ou o número de elementos, tais como: um, primeiro, dezenas.
Exemplos de frases com numeral:

  • Um pastel, por favor!
  • Primeiro as damas.
  • Dezenas de pessoas estiveram presentes.

Os numerais são classificados em: cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e coletivos.


5- Infinitivo
O Infinitivo é uma das três formas nominais do Português, as outras são o Particípio e o Gerúndio. As formas nominais são aplicadas em verbos, mas podem atuar como nome em certos contextos, por isso são chamadas assim. Elas não pertencem a nenhum tempo (passado, presente, futuro) ou modo verbal (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo). 

A sua principal característica são os sufixos (terminações), que indicam as três conjugações verbais:

  • 1ª conjugação: verbos terminados em “AR” 
  • 2ª conjugação: verbos terminados em “ER” 
  • 3ª conjugação: verbos terminados em “IR” 
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos