Educação - Adolfo-SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Waldemar
Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/04/2020

Geografia - Formas de dividir o Continente Americano e Am. Desenvolvida ou Anglo-saxônica 9º anos A e B Empty Geografia - Formas de dividir o Continente Americano e Am. Desenvolvida ou Anglo-saxônica 9º anos A e B

Ter Abr 28, 2020 1:19 am
Revisão
Divisões Regionais da América
A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Divisão Física

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.
A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.
A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.
Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte encontra-se sobre uma placa tectônica distinta.

Divisão sociocultural

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.
Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão, seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto, uma parte do Canadá fala o Francês – língua de origem latina –, que é, inclusive, um dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol, outra língua de origem latina.
Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial. Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai).
Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o continente.
Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes.


América Anglo-Saxônica

A América Anglo-Saxônica é um termo utilizado para designar o conjunto de países da América que possuem como idioma oficial o inglês, em oposição à América Latina que constituem os países de colonização portuguesa, francesa e espanhola, os quais possuem línguas oficiais de origem latina, a saber: português, francês e espanhol.
Dessa maneira, os países da América Anglo-Saxônica abrangem uma área aproximada de 19 milhões de Km2 e possuem laços históricos e culturais com o Reino Unido (colonização britânica).

Clima, Relevo e Vegetação

O clima predominante é o temperado continental e oceânico (com temperaturas médias anuais inferiores a 20ºC) e, em algumas partes, predomina o clima tropical e subtropical (América Central e América do Sul).
No tocante ao relevo, a América Anglo-Saxônica é muito diversificada com presença de planícies (lacustres e litorâneas), planaltos, montanhas rochosas (cadeias de montanhas recentes e muito elevadas) e dobramentos modernos, com altitudes que variam de 4 mil a 6 mil metros aproximadamente.
A vegetação dos países anglo-saxônicos é composta pela tundra (musgos e líquens), floresta temperada (coníferas), estepes (herbáceas e pequenos bosques), pradarias (vegetação rasteira), desertos (vegetação xerófila), savanas (gramíneas e árvores esparsas), pântanos (vegetação herbácea e arbustiva que permanece grande parte do tempo inundada), e ainda, algumas áreas carentes de vegetação, no caso, regiões muito frias no Círculo Polar Ártico (clima polar).


Aspectos humanos e políticos

Grande desenvolvimento econômico caracteriza a América Anglo-Saxônica. Destaque para a região dos Grandes Lagos, que concentra a maior parte da população dos EUA e do Canadá. Nela estão as maiores cidades, grande parte do parque industrial e os centros financeiros.
Na política, as decisões dos EUA se fazem sentir em todo o mundo: o país media conflitos e atua para garantir seus próprios interesses. Exemplos disso são a atuação norte-americana no conflito entre Israel e Palestina e as invasões do Iraque e do Afeganistão.

Aspectos econômicos

Indústria: os EUA têm amplo e variado parque industrial, com vasta produção de bens de consumo e de tecnologia, além de gigantesco setor de serviços. Por isso, a economia estadunidense é usada como parâmetro da economia mundial e o dólar ainda é a moeda mais utilizada nas transações internacionais. No Canadá, as principais indústrias são a automotiva, a alimentícia e a aeronáutica.
Agropecuária: a América Anglo-Saxônica é grande produtora de carne, leite e grãos – principalmente milho e trigo. É conhecida como grande celeiro agrícola, capitalista e extremamente moderna. Conta ainda com os belts (ou cinturões): áreas especializadas em determinadas culturas, como o trigo, em Saskatchewan, no Canadá, e no norte das planícies centrais dos Estados Unidos.
Extrativismo mineral: EUA e Canadá contam com grandes reservas de diversos minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Os EUA, no entanto, precisam importar recursos minerais para atender a grande demanda interna.




Atividade
1) Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
a-(   ) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.
b-(  ) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.
c-(   ) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.
d-(   ) A maioria da população canadense é de origem europeia.

2) Leia o texto a seguir e responda as questões.
O país mais rico do mundo, os Estados Unidos da América tiveram um árduo trabalho para construir tão grande império. Toda a atividade industrial veio se intensificando com o tempo até os dias de hoje, fazendo com que essa atividade sustente quase toda a economia do país que hoje é um exemplo de excelência nas economias. A atividade industrial começou logo no período colonial dos EUA, quando ainda a Inglaterra dava as cartas, pois era a metrópole da nação americana.
A indústria surgiu justamente por conta de um problema, pois a agricultura no Nordeste era quase impossível no inverno, por esse motivo, a população precisou buscar outra atividade para se sustentar. E utilizando dos minérios muito presentes no país, foi começando a se desenvolver a maior economia do planeta. As maiores indústrias deste grande país servem aos setores: Têxteis, Madeireiro, automobilístico, Aeronáutico, Naval, Produção de Ferro, Químico, Metalúrgico, alta tecnologia e elétrica. O que mais se destaca por conta de número nos Estados Unidos é o setor da metalurgia, pois se encontra em várias partes da área territorial do país, o que aumenta o número de empregados e diminui o desemprego, o que se torna benéfico até mesmo para o governo.
Outra indústria que garante uma boa economia para a nação americana é a construção de automóveis, que, mesmo tendo um grande mercado concorrente na Inglaterra e no Japão, ainda se garante como a General Motors, a principal empresa que cuida destes assuntos. A alta tecnologia empregada e os investimentos nesta área vêm preocupando muitas pessoas, pois logo a mão de obra será dispensável e trocada pelo maquinário. E toda essa novidade tecnológica também tem seu espaço dentro da potência, pois não devemos esquecer que é de lá que saiu o primeiro computador e ainda possui uma grande indústria do setor terciário-quaternário, que investe ainda mais em novas tecnologias. O Vale do Silício ainda é um grande atrativo para muitos turistas que visitam anualmente o país. Esse setor tão seleto foi ainda mais investido na época da Guerra Fria, onde os Estados Unidos e a União Soviética travaram uma batalha armamentista, onde cada potência desenvolveu sua tecnologia para o caso de um conflito nuclear. Foi apostando nesta área que hoje os EUA são conhecidos como a maior economia do mundo.

a) Justifique o árduo trabalho para os EUA construir o império que possui atualmente.


b) Que setores econômicos e industriais mais se destacam por conta de números nos EUA? Explique.


c) Explique a parte do texto que fala “toda essa novidade tecnológica também tem seu espaço dentro da potência”.

3) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a-(  ) Austrália
b-(  ) Canadá
c-(  ) Brasil
d-(  ) Argentina
e-(  ) Índia

4) Leia o texto e responda as questões.
As línguas da América Latina
Muita gente pensa que nos países da América Latina são faladas apenas duas línguas, espanhol e português. Mas na realidade, há centenas, ainda que um grande número delas esteja em risco de extinção. O castelhano ou espanhol é falado por 62% dos latino-americanos, mas apenas 54% o têm como língua materna. É também a única língua oficial de 16 dos 21 países latino-americanos. As cinco exceções são: Brasil (português), Haiti (francês), Porto Rico (duas línguas oficiais: espanhol e inglês), Paraguai (espanhol e guarani) e Peru (espanhol quéchua e aimara). O Brasil, onde 99,9% da população falam o português (sendo mais de 99% como língua materna), responde pela quase totalidade dos 34% dede latino-americanos falantes de português. Há dois países onde não só o castelhano, mas também certas línguas indígenas têm estatuto oficial: Peru e Paraguai. Há também minorias originadas por migrações europeias e asiáticas recentes que somam pouco mais de 1% da população, das quais as mais significativas são as de língua italiana e portuguesa nas grandes cidades da Argentina, Uruguai e Venezuela. O inglês é usado quotidianamente como segundo língua no norte do México e em Porto Rico.

a) Explique o fato de muita gente pensar que na América latina sejam faladas apenas duas línguas.


b) O espanhol é falado por 62% da população, mas há exceções. Quais são elas?


5) O Canadá é um dos países mais ricos do mundo e sua população possui excelente padrão de vida elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Assinale a alternativa correta sobre as características da população do Canadá:
(A) O Canadá é um país muito populoso, com distribuição populacional homogênea por todo seu território.
(B) A maior parte da população canadense é composta por negros e nativos.
(C) A população canadense, na sua maioria, é de origem europeia, principalmente ingleses e franceses, está concentrada no sudeste, próximo aos Grandes Lagos.
(D) O norte do Canadá é a região onde está concentrada a maioria da população, pois é a área mais desenvolvida e industrializada do país.

6) Assinale a única alternativa falsa.
A-(   )  A economia canadense obteve um grande cres¬cimento após a Segunda Guerra Mundial, a partir de uma grande interação com os Estados Unidos, que atualmente representam 75% do destino das exportações canadenses, principalmente de celu¬lose, papel, madeira, alumínio e diversos minérios. Como já verificamos, a população absoluta do país é relativamente baixa, e com isso há uma forte de¬pendência em relação ao mercado externo.
B-(     )O relevo canadense, assim como estudamos em outras divisões do continente americano, pode ser dividido em três partes: a oeste, o relevo é montanhoso, com a presença de dobramentos moder¬nos como a Cadeia da Costa e as Montanhas Rochosas; ao centro, a planície central; e, a leste, o escudo canadense, formação muito antiga, do Pré-Cambriano, constituída de montanhas e planaltos desgastados.
C-(    ) Por possuir um alto crescimento demográfi¬co, de 0,83% ao ano (2008), índice semelhante ao de alguns países asiáticos, o governo canadense não estimula a imigração em determinados períodos a fim de suprir as soluções relacionados à falta de mão de obra em alguns setores e à arrecadação de impostos necessários para o provimento de re-cursos para a previdência social.
D-(     ) O Canadá é um país desenvolvido, com alto IDH (0,967, 3º maior IDH do mundo ). Sua renda per capita de US$ 38.000 é um indicador de tal nível de desenvolvimento. É um país pouco populoso, com cerca de 32 milhões de habitantes, o que constitui uma densidade demográfica de pouco mais de 3 habitantes por km2, ou seja, o Canadá possui um grande vazio demográfico em razão das limitações impostas pelos aspectos climáticos e por conta do relevo montanhoso do oeste. Ao norte, o clima subpolar praticamente inviabiliza a agricultura e a formação de grandes adensamentos populacionais. O clima predominante no país é o temperado, com grandes porções do continente ocupadas pela taiga.

7) Os Estados Unidos são um dos países mais ricos e desenvolvidos do Planeta, porém existem desigualdades regionais no seu desenvolvimento. Leia com atenção o trecho abaixo e assinale a alternativa correta.
“Região que se tornou o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana, forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbana industrial do mundo."
O trecho se refere:
a-(   ) à região de Los Angeles.
b-(   ) à grande região das Planícies Centrais.
c-(   ) à planície dos Grandes Rios.
d-(   ) ao Nordeste do país.

Geografia - Formas de dividir o Continente Americano e Am. Desenvolvida ou Anglo-saxônica 9º anos A e B Icon_cool Analisando os textos os vídeos  e a matéria da apostila, caracterize o clima, a vegetação e o relevo da da América Anglo-saxônica.

9) Analisando os textos os vídeos  e a matéria da apostila, caracterize os aspectos humanos, políticos e econômicos dos Estados Unidos e do Canadá.

10) Sobre o relevo e os rios da América do Norte, assinale as alternativas corretas:
a) Formaram-se há milhões de anos em razão do choque entre a placa Norte-americana e a do Pacífico:
(    ) Grandes Lagos.
(    ) Montes Apalaches
(    ) Planícies norte-americanas
(    ) Montanhas Rochosas
b) Na área central da América do Norte, em direção ao sul dos Estados Unidos, formaram-se:
(    ) montanhas antigas
(    ) grandes planícies
(    ) cinturões montanhosos
(    ) maciços antigos
c) Os Montes Apalaches formam uma grande cadeia de montanhas antigas localizadas:
(    ) no leste dos Estados Unidos
(    ) nas proximidades da Cordilheira dos Andes
(    ) no oeste do Canadá
(    ) no litoral do Brasil
d) A bacia hidrográfica mais importante da América do Norte chama-se:
(    ) bacia do Amazonas
(    ) bacia das Rochosas
(    ) bacia do Mississípi-Missouri
(    ) bacia ocidental

Somente as respostas em folha separada entregar na semana que vem dia 7 de maio.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos