Educação - Adolfo-SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Franciele Amanda Lopes
Mensagens : 117
Data de inscrição : 17/04/2020

Conotação e Denotação - 3°Atividade Empty Conotação e Denotação - 3°Atividade

Ter Mar 09, 2021 12:52 pm
ENSINO FUNDAMENTAL II   -   ADOLFO/SP NOTA
DISCIPLINA: Redação
PROFESSOR: Franciele
ALUNO: ___________________________________________________Nº____________
DATA:____________________________  TURMA:
9°A

Data de entrega: 26/02/2021

Denotação e Conotação

As palavras podem ser empregadas em dois sentidos:

Denotativo- quando apresentam o sentido próprio, o do dicionário.
Exemplo: A fera escapou da jaula.

Conotativo: quando apresentam um significado especial.
Exemplo: Meu pai ficou uma fera com minhas notas.

Exercícios
1- Coloque D para denotativo e C para conotativo:
(    ) O pássaro cantava nas árvores.
(    ) A felicidade cantava em seus olhos.
(    ) Ela disse uma montanha de absurdos.
(    ) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
(    ) Gisele foi a grande estrela do filme.
(    ) A estrela apareceu brilhante no céu.
(    ) O calor dos aplausos emocionou o artista.
(    ) Os banhistas deliciavam-se ao calor do sol.
(    ) A bomba atômica explodiu.
(    ) O povo explodiu de alegria.

2- Nas frases abaixo, as palavras sublinhadas têm sentido conotativo. Construa novas frases em que elas apresentam sentido denotativo.

a) Aquela cidade fica no coração do país.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As lágrimas brotavam de seus olhos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O jovem deu asas à sua imaginação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Rompemos nossos laços de amizade.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Minhas ideias clarearam com a explicação do professor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Ela saboreava o sucesso do namorado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Faça frases em que as palavras sublinhadas apresentem sentido conotativo.

a) Os doces que dona Hilda faz são deliciosos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Ele recolheu o lixo da rua.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Estou com dor de cabeça.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O pão amanhecido estava muito duro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:
a) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”
b) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
c) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
d) “... no discurso que proferiu a beira da minha cova.”    

5- Coloque “D” quando o texto for predominantemente denotativo e “C” quando for conotativo.
A) No período dos reis católicos, a Espanha empreendeu uma política de financiamento de explorações marítimas, rivalizando poder com Portugal. (___)

B) Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado, a voz vibra e a mão escreve mar. (João Bosco / Aldir Blanc) (___)  

C) Nas tuas mãos trazias o meu mundo. Para mim dos teus gestos escorriam estrelas infinitas... (Sophia de Mello Breyner Andresen) (___)    

D) Receita de bolo de cenoura
Ingredientes
Massa / 3 unidades de cenoura picada
1 xícara de óleo de soja / 3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar / 1 colher de fermento em pó (___)    

E) O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal, que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países. (___)  

F) Minh´alma de sonhar-te anda perdida, meus olhos andam cegos de te ver... (Florbela Espanca) (___)    

G) Técnico realiza treino tático e repete formação que empatou o último jogo. (___)    

H) Cuidado, as paredes têm ouvidos. (___)  

I) Ri, Coração! Tristíssimo palhaço! (Cruz e Sousa) (___)  

J) Este medicamento é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses, quando complicadas por infecção secundária. (___)  

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos