Educação - Adolfo-SP
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Letícia Cupaiol
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CIÊNCIAS - Reações químicas - 8 ANO A / 8 ANO B / 8 ANO C ( ATIVIDADE II) Empty CIÊNCIAS - Reações químicas - 8 ANO A / 8 ANO B / 8 ANO C ( ATIVIDADE II)

Seg maio 04, 2020 3:06 pm
APOSTILA - CAPÍTULO 05 - PÁGINAS 49 A 53 - REAÇÕES QUÍMICAS

Instruções:

- Faça uma breve leitura das páginas 49 a 53.
- Assista a vídeo aula (Reações químicas )
- Faça as atividades propostas abaixo, em folha separada NÃO  se esqueça do seu nome, número, série, disciplina e nome do professor.
- Pode colocar somente a resposta.
- Data da entrega 13/05 das 10h a 16h - Escola Ruth Very Happy

Chega de enrolar, vamos estudar Very Happy

Vídeo - REAÇÕES QUÍMICAS




Tranquilo até aqui?

Vamos ver se estamos fera nesse assunto?  Question

Atividades  

1-Faça o balanceamento das equações químicas.
Observação: Não é para assinalar a alternativa, mas sim acertar os coeficientes para que os  reagentes do lado esquerdo da seta fique igual à dos produtos do lado direito).


a)    H2       +        Br2       →     HBr

b)    Ca       +        HBr   →     CaBr¬2       +      H2

c)    H2       +        Cl2     →      HCL

d)     C        +        CO2     →      CO2


2- Colocando-se um frasco de ácido clorídrico junto a outro de amônia e retirando-se as rolhas de ambos, nota-se a formação de fumaça branca intensa, constituída de cloreto de amônio (HCl + NH3 → NH4Cl).

Esta experiência é um exemplo de:

a) reação de síntese ou adição
b) reação de análise ou decomposição.
c) reação de simples troca ou deslocamento.
d) reação de dupla troca ou permutação

3-As equações químicas:

Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2
P2O5+ 3 H2O → 2 H3PO4
AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3
CaO + CO2 → CaCO3
N2O4 → 2 NO2

Representam, respectivamente, reações de:

a) Dupla troca, adição, análise, deslocamento e decomposição.
b) Dupla troca, adição, análise, simples troca e decomposição.
c) Simples troca, dupla troca, síntese, análise e deslocamento.
d) Deslocamento, síntese, dupla troca, adição e análise.
e) Síntese, dupla troca, simples troca, análise e adição.

4- Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.

a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.
b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.
c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.
d) O gás liberado é o oxigênio molecular.
e) O fenômeno corresponde a um processo físico.

5- Assinale a alternativa que apresenta agentes que tendem a aumentar a velocidade de uma reação:

a) calor, obscuridade, catalisador.
b) calor, maior superfície de contato entre reagentes, ausência de catalisador.
c) calor, maior superfície de contato entre reagentes, catalisador.
d) frio, obscuridade, ausência de catalisador.
e) catalisador e congelamento dos reagentes.



Bom estudo!
Até Breve!
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