- Letícia Cupaiol
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Data de inscrição : 07/04/2020
CIÊNCIAS - Reações químicas - 8 ANO A / 8 ANO B / 8 ANO C ( ATIVIDADE II)
Seg maio 04, 2020 3:06 pm
APOSTILA - CAPÍTULO 05 - PÁGINAS 49 A 53 - REAÇÕES QUÍMICAS
Instruções:
- Faça uma breve leitura das páginas 49 a 53.
- Assista a vídeo aula (Reações químicas )
- Faça as atividades propostas abaixo, em folha separada NÃO se esqueça do seu nome, número, série, disciplina e nome do professor.
- Pode colocar somente a resposta.
- Data da entrega 13/05 das 10h a 16h - Escola Ruth
Chega de enrolar, vamos estudar
Vídeo - REAÇÕES QUÍMICAS
Tranquilo até aqui?
Vamos ver se estamos fera nesse assunto?
Atividades
1-Faça o balanceamento das equações químicas.
Observação: Não é para assinalar a alternativa, mas sim acertar os coeficientes para que os reagentes do lado esquerdo da seta fique igual à dos produtos do lado direito).
a) H2 + Br2 → HBr
b) Ca + HBr → CaBr¬2 + H2
c) H2 + Cl2 → HCL
d) C + CO2 → CO2
2- Colocando-se um frasco de ácido clorídrico junto a outro de amônia e retirando-se as rolhas de ambos, nota-se a formação de fumaça branca intensa, constituída de cloreto de amônio (HCl + NH3 → NH4Cl).
Esta experiência é um exemplo de:
a) reação de síntese ou adição
b) reação de análise ou decomposição.
c) reação de simples troca ou deslocamento.
d) reação de dupla troca ou permutação
3-As equações químicas:
Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2
P2O5+ 3 H2O → 2 H3PO4
AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3
CaO + CO2 → CaCO3
N2O4 → 2 NO2
Representam, respectivamente, reações de:
a) Dupla troca, adição, análise, deslocamento e decomposição.
b) Dupla troca, adição, análise, simples troca e decomposição.
c) Simples troca, dupla troca, síntese, análise e deslocamento.
d) Deslocamento, síntese, dupla troca, adição e análise.
e) Síntese, dupla troca, simples troca, análise e adição.
4- Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.
a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.
b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.
c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.
d) O gás liberado é o oxigênio molecular.
e) O fenômeno corresponde a um processo físico.
5- Assinale a alternativa que apresenta agentes que tendem a aumentar a velocidade de uma reação:
a) calor, obscuridade, catalisador.
b) calor, maior superfície de contato entre reagentes, ausência de catalisador.
c) calor, maior superfície de contato entre reagentes, catalisador.
d) frio, obscuridade, ausência de catalisador.
e) catalisador e congelamento dos reagentes.
Bom estudo!
Até Breve!
Instruções:
- Faça uma breve leitura das páginas 49 a 53.
- Assista a vídeo aula (Reações químicas )
- Faça as atividades propostas abaixo, em folha separada NÃO se esqueça do seu nome, número, série, disciplina e nome do professor.
- Pode colocar somente a resposta.
- Data da entrega 13/05 das 10h a 16h - Escola Ruth
Chega de enrolar, vamos estudar
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Tranquilo até aqui?
Vamos ver se estamos fera nesse assunto?
Atividades
1-Faça o balanceamento das equações químicas.
Observação: Não é para assinalar a alternativa, mas sim acertar os coeficientes para que os reagentes do lado esquerdo da seta fique igual à dos produtos do lado direito).
a) H2 + Br2 → HBr
b) Ca + HBr → CaBr¬2 + H2
c) H2 + Cl2 → HCL
d) C + CO2 → CO2
2- Colocando-se um frasco de ácido clorídrico junto a outro de amônia e retirando-se as rolhas de ambos, nota-se a formação de fumaça branca intensa, constituída de cloreto de amônio (HCl + NH3 → NH4Cl).
Esta experiência é um exemplo de:
a) reação de síntese ou adição
b) reação de análise ou decomposição.
c) reação de simples troca ou deslocamento.
d) reação de dupla troca ou permutação
3-As equações químicas:
Zn + 2 HCl → ZnCl2 + H2
P2O5+ 3 H2O → 2 H3PO4
AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3
CaO + CO2 → CaCO3
N2O4 → 2 NO2
Representam, respectivamente, reações de:
a) Dupla troca, adição, análise, deslocamento e decomposição.
b) Dupla troca, adição, análise, simples troca e decomposição.
c) Simples troca, dupla troca, síntese, análise e deslocamento.
d) Deslocamento, síntese, dupla troca, adição e análise.
e) Síntese, dupla troca, simples troca, análise e adição.
4- Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.
a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.
b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.
c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.
d) O gás liberado é o oxigênio molecular.
e) O fenômeno corresponde a um processo físico.
5- Assinale a alternativa que apresenta agentes que tendem a aumentar a velocidade de uma reação:
a) calor, obscuridade, catalisador.
b) calor, maior superfície de contato entre reagentes, ausência de catalisador.
c) calor, maior superfície de contato entre reagentes, catalisador.
d) frio, obscuridade, ausência de catalisador.
e) catalisador e congelamento dos reagentes.
Bom estudo!
Até Breve!
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